TOTVS Cross | Techfin

Tecnologia e inovação que simplifica o acesso da sua empresa a serviços financeiros.

O que é, como funciona, tipos e vantagens?

Techfin é uma empresa de tecnologia que entra no setor financeiro e oferece serviços inovadores e atualizados para empresas, facilitando sua relação com as finanças e as obrigações bancárias. As techfins são o próximo passo de uma evolução iniciada alguns anos atrás pelas fintechs. Ambos os modelos são tendências fortes que prometem movimentar o acesso ao crédito e a outros serviços financeiros. Para empresas, saber o que é techfin é muito mais importante agora. Afinal, falamos de um modelo de negócio com produtos e soluções financeiras inovadoras, que podem transformar sua operação. Nesse guia completo, vamos explorar tudo sobre o assunto, desvendando o conceito de techfin, como esse tipo de empresa funciona, quais serviços são oferecidos, vantagens e suas diferenças para as fintechs. Tudo que você precisa saber sobre techfins, a seguir. Aproveite!

Descubra sobre o CRM

Assista ao vídeo

O que é uma Techfin?
Techfin refere-se a uma empresa de tecnologia que oferece soluções financeiras integradas ao próprio sistema de gestão da companhia, trabalhando com finanças e dados centralizados em uma mesma interface. Ou seja, uma techfin fornece um serviço financeiro para outras empresas. Essa solução é, normalmente, mais avançada que as opções atuais do mercado, estabelecida em uma plataforma tecnológica robusta e disponível para uma maior base de clientes. Basicamente, quando falamos de techfins, falamos de empresas de tecnologia que entraram no setor financeiro para mudar a forma como os usuários (geralmente, empresas) lidam com os serviços financeiros. Assim, tornam-se concorrentes dos próprios bancos e instituições financeiras, pois oferecem produtos baseados em tecnologia, mas que resolvem necessidades financeiras específicas das empresas. Desse modo, tornam os processos bancários mais ágeis, econômicos e seguros, bem como melhoram sua performance com foco em dados e na experiência do usuário. O termo “techfin” foi cunhado pelo bilionário chinês Jack Ma (cofundador e CEO do Alibaba Group), que inclusive é citado como o criador da primeira techfin de todas, a Ant Financial, em 2004.
Techfins no Brasil

Comparado a outros mercados, as techfins no Brasil em sua maioria ainda estão se estabelecendo no mercado. Por sua vez, desde 2019 a TOTVS vinha no caminho para se tornar a primeira techfin brasileira, o que já é realidade.

Aproveitando sua expertise com dados e sua ampla plataforma tecnológica, a TOTVS começou a oferecer serviços financeiros que poderiam ser agregados à sua família de produtos de gestão de empresas.

Em entrevista para a Startupi, Juliano Tubino, Vice-Presidente de Negócios e Estratégias da TOTVS, explica essa transformação:

A TOTVS quer se tornar a primeira techfin do Brasil. Mas o que isso significa?

Atualmente, a TOTVS Techfin oferece vários serviços financeiros personalizados para seus clientes, barateando o acesso e simplificando sua relação com as rotinas antes bancárias.

O que é uma Techfin?

A techfin é uma empresa de tecnologia que serve para criar serviços financeiros inovadores e modernizados, com foco em tecnologia, dados e na sua base de clientes.

Assim, as techfins são empresas de tecnologias que dão um passo além para o mundo das finanças.

Assim, eles aproveitam sua expertise com dados e sua base de clientes para fornecer serviços melhores do que os provedores de serviços tradicionais existentes.

Techfins contam com dados e estruturas desenvolvidas pela atividade principal da empresa de tecnologia.

Eles são então reaproveitados em serviços financeiros, de diversas formas.

Isso pode acontecer simplesmente melhorando a UX de um serviço existente, tornando os processos mais simples e com menos fricção.

Porém, a techfin pode ir mais longe, fornecendo todo front-end de serviços financeiros, servindo de elo entre o intermediário (a instituição financeira) e o cliente.

Com esses serviços inovadores, as techfins continuam coletando grandes quantidades de dados para si, mas identificando outros pontos cruciais sobre seus clientes, como suas necessidades financeiras, seu comportamento de pagamentos, a disciplina econômica, entre outros.

Como funcionam as Techfins?
O modo de operação de uma techfin é associado aos demais produtos da marca. Um caso para exemplificação é o da TOTVS Techfin que é associada ao Backoffice da TOTVS.

Atualmente, cerca de um terço da folha de pagamento de grandes empresas nacionais são feitas por um sistema TOTVS.

Assim, uma sugestão de automatização de processos é realizar parcerias com seguros e empréstimos, uma vez que as informações já estão alocadas na base de dados.

Outra possibilidade diz respeito a cobranças e financiamento de capital de giro com fornecedores. Com os dados dentro do sistema de ERP, essa ponte fica mais fácil.

A automatização pode atuar em atividades que possuem fluxo mensal. Como exemplo, imaginemos uma escola que emita boletos todo mês.

Segundo a análise de dados TOTVS, pelo menos 66% das escolas oferecem um Portal do Aluno.

Assim, a proposta é que seja disponibilizado um método de pagamento dentro da própria plataforma.
Qual é a diferença entre Techfin e Fintech?
Existe certa confusão entre os termos e conceitos de techfin e fintech. É justo, trata-se da mesma palavra, com uma inversão de sílabas. No entanto, acredite: são tipos diferentes de negócios — e nós vamos te explicar o que é cada um deles. Veja bem: o mercado financeiro está se reinventando a fim de atrair novos usuários para os seus serviços, principalmente entre os mais jovens. Assim, visa tornar o cotidiano bancário mais fácil para clientes e empresas. As startups focadas no mercado financeiro, conhecidas como fintechs, ganharam espaço nos últimos anos, desde o cliente que executa tarefas básicas, como verificação de saldo bancário, até a gestão financeira de grandes empresas. Como principal ponto entre os dois modelos, está a origem da organização subjacente. A fintech investe na valorização da experiência do usuário em serviços bancários, apostando na tecnologia como solução. Já as techfins fazem referência a uma empresa de tecnologia que oferece soluções financeiras para negócios que desejam modernizar sua operação na área. É possível definir essa relação com uma frase do próprio Jack Ma: “A Fintech pega o sistema financeiro original e melhora sua tecnologia, já a TechFin busca reconstruir o sistema com tecnologia”. Ambos os negócios se mostram como oportunidades no setor financeiro, oferecendo a possibilidade de um banco online. Ou seja, uma empresa em que equipes especializadas em negócios financeiros ficam disponíveis para atender usuários e, de outro lado, a abertura de obter empréstimos e financiamento via aplicativo de celular, com equipes externas a bancos. A melhor forma de compreender a diferença entre fintech e techfin é visualizar as áreas de atuação de cada um dos negócios.

Clique no botão abaixo e fale agora mesmo com um especialista ETHOSX! 

Agora que você já conheceu brevemente sobre o ERP TOTVS Cross Techfin, tenho certeza que ficou apaixonado e quer logo começar a usar, certo? A ETHOSX é uma consultoria ERP TOTVS Linha Protheus, RM e Datasul homologada pela TOTVS, oferecemos soluções que automatizam e otimizam o processo de gestão da sua empresa. Tome a decisão que vai facilitar todas as outras. Escolha o ERP TOTVS Linha Cross Techfin.


Quer mais informações sobre o ERP TOTVS Cross Techfin?